29/10/2020

Indicação de Livro: GREAT AND PRECIOUS THINGS (Rebecca Yarros)

Oi pessoal, como estão? Espero que estejam todos muito bem!


Nossa indicação de hoje é do livro Great and Precious Things da autora Rebecca Yarros.


SINOPSE


Como você se defenderia quando os outros já decidiram quem você é?

Seis anos atrás, quando Camden Daniels voltou da guerra sem seu irmão mais novo, ninguém na pequena cidade de Alba, Colorado, o perdoou - especialmente seu pai. Ele partiu, jurando nunca mais voltar. 

Mas uma mensagem desesperada de seu pai traz tudo de volta. A traição. A dor. E a necessidade de ir para casa novamente. Mas seu lar é onde a pessoa que ele ainda ama está esperando. Willow. A única mulher que ele nunca pode ter. Porque há segredos enterrados em Alba que deveriam ficar escondidos. 

Se apenas fazer seu coração ficar trancado quando ela sussurra que sempre o amou, e sempre o amará...

Great and Precious Things é uma dolorosa história sobre família, traição, e eventualmente o quão longe estamos dispostos a ir por aqueles que mais precisam de nós. 


OPINIÃO SINCERA 


Great and Precious Things foi um livro que me pegou totalmente desprevenida. Eu sofri muito junto com o protagonista da história e tudo que ele passou durante a trama, especialmente em relação a seu pai.

Camden Daniels é um Engenheiro Civil que serviu o exército por quase 10 anos. Seu irmão mais novo Sullivan seguiu seus passos, mas diferentemente de Cam, Sully não voltou de lá e todos culparam Cam, incluindo ele mesmo. Bem, todos menos Willow, sua amiga de infância e namorada de Sully. 

Todos esperavam que ela fosse quem mais o desprezaria pelo que aconteceu com Sully, porém é ela quem dá mais apoio para ele durante toda a história. Acontece que Willow ou Pika como Cam a chama carinhosamente, sempre foi apaixonada por ele. Ela ficou com Sully, porque nunca pensou que Cam fosse se interessar por ela, mas no fundo ela nunca deixou de amá-lo. E mesmo que todos pensassem que ela deveria ficar sofrendo eternamente pela morte de seu namorado, Willow mesmo o amando também sabia no fundo de seu coração que seu verdadeiro amor era Cam, mesmo ela não tendo esperança alguma que ele sentisse algo por ela. 

Camdem sempre foi visto na cidade de Alba como a ovelha negra da família, sempre se envolvendo em brigas e confusões, então quando ele voltou sem seu irmão aquela reputação que já não era das melhores só piorou. O pior de tudo foi que seu pai foi quem mais lhe mostrou o que o rancor pode fazer. Na mente dele, Sully, seu filho mais precioso, tinha morrido por causa de Cam, e ele não mede palavras pra jogar isso na cara dele em todas as oportunidades possíveis.

Depois de ir embora, pensando que nunca mais voltaria, Cam recebe uma mensagem de seu pai pedindo que ele o ajudá-se com algo. Por estar sofrendo de Alzheimer e sentir que sua saúde não está muito boa, ele pede que Cam volte para casa e não permita que Xander, o irmão mais velho de Cam que é guardião de seu pai, deixe que o hospital o reanime em caso de ele ficar entre a vida e a morte, pois ele se recusa a ficar possivelmente preso em uma cama. 

Porém, como ele está com o mal de Alzheimer é difícil que as outras pessoas aceitem que ele realmente pediu isso com uma mente clara, principalmente Xander, um político nato que presa pelas aparências e bom nome da família.

A partir daí, começa uma luta entre irmãos pela guarda do pai, um que quer proteger o direito que ele tem sobre o próprio corpo e um que não quer que ele perca a oportunidade de sobreviver caso algo aconteça. E toda essa história só torna Cam ainda mais ruim na visão das pessoas, afinal, como alguém realmente lutaria para que seu pai não fosse reanimado em uma situação de emergência. 

Cam também acaba ficando incumbido de reconstruir uma mina que servirá de atração turística na cidade, provando assim que ele realmente quer ficar por lá e cuidar de seu pai. E com a ajuda de Willow, ele consegue aos poucos ganhar a confiança dos moradores daquela cidade tão cheia de preconceitos.

Uma das coisas mais legais na história é ver realmente o que aconteceu em certos momentos chaves que acabaram traçando o destino dos personagens, como o porque de Willow começar a namorar Sullivan, mesmo sendo apaixonada por Camden. O que aconteceu na guerra que tirou a vida de Sully e como um detalhe em particular mudou a visão de Cam de uma situação. O porque do ressentimento tão forte que seu pai sente por ele, entre outros muitos segredos e fragmentos de história que vão se conectando com o passar da leitura. 

Confesso que cheguei a odiar o pai de Cam em vários momentos. A maneira que ele tratava o filho era imperdoável para mim, mesmo ele achando que Cam tinha culpa na morte de Sullivan, as atitudes dele eram odiosas. Mas assim como tudo nesse livro, as coisas eventualmente se encaixam e as redenções de algumas pessoas são muito interessantes de se presenciar. O ser humano consegue ser bem complexo e Rebecca Yarros soube retratar muito bem isso em seu livro. 

Great and Precious Things é um livro que te fará chorar, te fará sorrir, se indignar, se revoltar, se exaltar, vibrar, chorar mais um pouco e eventualmente te dará uma sensação de paz tremenda. Essa é uma história muito bem construída com personagens complexos e difíceis de amar, porém igualmente difíceis de odiar. É uma história sobre amor, amor incondicional, amor resiliente, amor mesmo em meio a tanta dor. É uma história de pai, de filhos, de amigos, de romance e de muito aprendizado. Os personagens crescem, se desenvolvem e nos deixam orgulhosos no fim de sua jornada. 

Dificilmente você terminará o livro sentindo pelos personagens a mesma coisa que sentiram no início e essa é uma coisa maravilhosa. 

Recomendo demais a leitura se estão buscando por algo complexo e cheio de sentimentos, que te fará refletir sobre a vida, a família e suas próprias escolhas.


AVALIAÇÃO

⭐⭐⭐⭐⭐ ❤️ (5 Estrelas - Favoritado)


ONDE COMPRAR


Amazon


ONDE MARCAR SUAS LEITURAS


Goodreads

Skoob


Espero que tenham gostado da nossa recomendação de hoje! Não deixem de comentar e nos seguir.

Um grande beijo para todos ~❤️

Nenhum comentário:

Postar um comentário