Será que um grande amor é capaz de superar tudo? Até a possibilidade da morte?
Olá pessoal, como estão? Espero que estejam todos muito bem!
Hoje trago para vocês um pouquinho sobre um livro que eu fiquei por muitos anos querendo ler e mesmo depois de tê-lo ganhado do meu irmão, por algum motivo ele ficou guardado e só realmente tomei coragem para começar a leitura ano passado em uma maratona literária. Na verdade, a razão é simples, eu tinha tanto apego emocional à adaptação da história pro cinema que fiquei com medo que de alguma forma o livro sendo melhor me faria olhar o filme com outros olhos. Acho que a ideia de que o livro sempre ou quase sempre é melhor que o filme está fixo em nossos cérebros e isso é bem difícil mudar, até porque em um livro cabe muito mais conteúdo do que em um filme de duas horas, sejamos justos.
Pra ser bem sincera não foi muito diferente do que eu imaginava, pois a história do livro é muito mais rica e complexa, porém ainda continuo amando o filme, só que me pego pensando de vez em quando: 'Ah, você poderia ter sido ainda melhor se seguisse a história original com mais fidelidade', mas tudo bem, o filme fica para um outro post. Mas afinal, que bendito livro é esse que me deixou tão desconsertada? Pelo título do post vocês já devem saber, mas o livro em questão é E Se Fosse Verdade, do autor francês Marc Levy (do original Et si c'etait vrai e do inglês If Only it Were True).
SINOPSE
Lauren Kline é uma jovem e bonita residente de medicina, completamente devota a seu trabalho na Emergência do Hospital Memorial de San Francisco. Ela trabalhava incansavelmente lidando com pacientes até sofrer um sério acidente de carro. Como resultado do acidente, Lauren entra em coma. Ela "acorda" fora de seu corpo que ainda está em estado de comatose e se frustra ao perceber que não pode se comunicar com ninguém. Depois de um tempo, ela escolhe passar a maior parte de suas horas em seu antigo apartamento, onde ela é descoberta por Arthur, o homem que alugou o lugar. Apenas ele pode vê-la e tocar nela. Depois de uma descrença inicial por parte dele, eles se apaixonam.
OPINIÃO SINCERA
Eu me surpreendi demais com a história do livro, apesar de conhecer a fundo o filme estrelado por Reese Whiterspoon e Mark Ruffalo, eu não imaginei que o enredo do livro pudesse ser tão diferente do que eu conhecia. A base da história é a mesma, os personagens no entanto tem uma riqueza de detalhes que o livro captou de uma forma extraordinária.
Arthur ganha uma história e um passado que fizeram ele muito mais humano e real, tendo em vista que isso se torna fundamental no decorrer do livro, quando a história começa a caminhar para seu clímax.
Não acredito que isso seja um spoiler, mas uma das coisas que eu mais amei no livro foi o fato de Arthur e Lauren poderem se tocar, pois no filme isso não acontece e acreditem quando eu digo que esse aspecto da história fez toda a diferença. Pudemos ver um desenvolvimento muito bonito e real entre eles, o amor que os personagens sentem um pelo outro salta às páginas e é palpável. O sacrifício e as decisões que podem ser vistas como ambíguas também enriquecem o enredo de tal forma que você se sente em vários momentos ali junto com eles, tentando encontrar uma solução para seus dilemas e problemas.
A luta para manter Lauren viva é angustiante, você sente o peso que isso tem, pois Arthur se dedica de corpo e alma para salvar essa mulher que surgiu em sua vida como se por magia.
Existe na história um detetive que não está no filme, mas não vou contar muito a respeito dele porque amei demais ler as partes em que ele aparecia e quero que vocês tenham a mesma experiência. Mas com toda certeza ele foi um dos pontos altos do livro, pois é um personagem muito carismático e que acrescenta demais ao enredo.
Em vários momentos eu me peguei rindo alto durante a leitura, assim como me vi chorando em determinadas partes, especialmente com relação à mãe do Arthur e a situação da Lauren. É impossível não se questionar se tudo aquilo não seria em vão, se realmente toda aquela luta teria um desfecho positivo, porque parece ser uma situação impossível. Algumas atitudes de Arthur são até questionáveis, mas é compreensível ao mesmo tempo, porque é difícil perder alguém que você ama e ter a oportunidade, mesmo que louca de salvar essa pessoa é algo que muitos de nós faríamos sem pensar duas vezes.
E Se Fosse Verdade, apesar do tom mágico, é um drama que carrega uma carga emocional muito grande, então eu sugiro que leiam quando quiserem um livro com um tom maduro e sério, mas com toques de comédia e um lindo romance.
Se já viram o filme e ainda não tiveram a oportunidade de ler o livro, eu recomendo demais, pois o mesmo dá uma nova gama de emoções para essa história tão divertida e atemporal, tenho certeza que vão amar.
CURIOSIDADES
Os personagens principais têm seus nomes alterados no filme. No livro eles se chamam Lauren e Arthur e no filme são Elizabeth e David.
E Se Fosse Verdade tem uma continuação chamada "Encontrar Você" e também já foi publicada no Brasil. Mas isso fica para um próximo post, depois que eu ler esse livro!
AVALIAÇÃO
⭐⭐⭐⭐⭐ (5 Estrelas)
ONDE COMPRAR
AMAZON
SARAIVA
SUBMARINO
ONDE MARCAR SUAS LEITURAS
GOODREADS (Versão em Inglês, Versão em Francês e Versão em Português)
SKOOB (Versão em Inglês, Versão em Francês e Versão em Português)
Um grande beijo para todos e boa leitura ~ ❤️
Nenhum comentário:
Postar um comentário