10/06/2020

Indicação de Livro: A ÚLTIMA PALAVRA (Tamara Ireland Stone)

Oi pessoal, como estão? Espero que estejam todos muito bem!

Hoje a indicação de livro é de uma história que li recentemente e simplesmente se tornou uma de minhas favoritas. A Última Palavra (Every Last Word) da autora Tamara Ireland Stone.


Antes de começar a falar sobre o livro, quero deixar alguns avisos de gatilhos que podem afetar algumas pessoas. Então se você se sente mal por algum desses motivos, não leia o livro e não leia nosso post, nós entendemos perfeitamente! Então faça algo que te deixa feliz, temos muitos outros posts legais no blog, leia algum deles!

Gatilhos: Suicídio, Depressão, Pensamentos Intrusivos, Bullying, Bullying Extremo, TOC, Amizades Tóxicas.

SINOPSE

SE VOCÊ PUDESSE LER MINHA MENTE, NÃO ESTARIA SORRINDO...

Samantha McAllister esconde de todos o que se passa em sua cabeça. Sam sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo caracterizado por pensamentos intrusivos. Seus pensamentos não param um segundo do dia, cada passo e palavra suas são controladas, e esconder isso tudo faz com que viver seja um grande esforço. Tudo piora quando suas amizades começam a se tornar tóxicas e ela é julgada por conta de pequenos erros com suas roupas, comida ou o garoto por quem ela se interessa. Mesmo assim, Sam sabe que ela estaria verdadeiramente louca se deixasse de ser amiga das garotas mais populares da escola.Por causa disso, Sam é constantemente aconselhada por sua terapeuta a conhecer novas pessoas e fazer novos amigos, pessoas que não lhe provoquem crises de ansiedade e pânico constantes. Em um primeiro dia de aula assustador, Sam conhece Caroline, uma menina que vai levá-la para uma sala secreta em que um grupo de pessoas que são ignoradas pelo resto da escola se reúne. Ela rapidamente se identifica com eles, especialmente com um talentoso garoto que toca violão, e começa a descobrir uma nova versão de si mesma. Aos poucos ela passa a se sentir mais normal do que nunca, coisa que jamais tinha se sentido antes... até ela encontrar um novo motivo para questionar sua sanidade e tudo o que ama.
OPINIÃO SINCERA

À primeira vista Samantha McAllister parece ser uma menina comum, ela é bonita, popular, tem um grupo de amigas de infância que todos na escola parecem invejar, mas a realidade é bem diferente disso.

Samantha na verdade prefere ser chamada de Sam, mas suas amigas acham isso ridículo e ignoram essa vontade dela. Sam adora natação, mas odeia a ideia de que suas amigas a vejam competir, pois ali é seu lugar seguro. O verão é onde ela pode ser a melhor versão de si mesma, sem fingimentos, sem máscaras,  Mas acima de tudo, Sam tem um segredo... Ela sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)… mais obsessivo que compulsivo, o que significa que a maior parte de seu transtorno ocorre dentro de sua mente, ela tem pensamentos altamente intrusivos que atrapalham muito sua vida. O transtorno de Sam é descrito no livro de uma forma tão real e angustiante que é como se sentíssemos o que ela está sentindo na maior parte do tempo.

No primeiro dia de volta às aulas Sam acaba conhecendo Caroline, uma menina cheia de atitude que usa umas camisetas com frases muito peculiares. Sam acaba se identificando muito com Caroline e lhe confidencia que sofre de TOC e que além de tomar remédios, ainda se consulta semanalmente com uma psiquiatra. Em contrapartida, Caroline lhe diz que sofre de depressão e que ultimamente seus remédios tem feito mais mal do que bem. Depois de muita conversa, Caroline diz a Sam pra voltar no auditório do teatro da escola na quinta feira, pois ela vai lhe mostrar algo que mudará sua vida. Depois de dias de muita ansiedade, nervosismo, dúvidas e medo Sam vai ao encontro da nova amiga, que lhe leva até um clube secreto de poetas, onde ela se depara com um rapaz familiar, mas que ela não consegue se lembrar de onde conhece. AJ, é bem hostil com Sam, mas aceita que ela fique só naquele dia no clube. Ali Sam descobre um mundo completamente diferente do seu, onde simples palavras tem o poder de libertar sentimentos que estão presos nessas pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas com ela.

Sam, convencida que ali é de alguma forma seu lugar, decide tentar fazer parte daquele grupo, que por alguns minutos consegue acalmar toda a turbulência de sua mente. Mas primeiro ela precisa entender o que faz AJ ser tão frio com ela. E nessa busca ela se depara com atitudes horríveis de seu passado e de suas amigas.

O livro é repleto de temáticas pesadas, mas que são tratadas de uma maneira muito singela e delicada. A autora teve muito cuidado para tratar Sam como um ser humano que tem que lidar com seu transtorno e não apenas uma personagem que por acaso sofre de TOC. Esse transtorno causa muita dor em Sam, mentalmente ela está exausta por ter que se policiar 100% de seu tempo, ela não consegue fazer coisas simples como estacionar sem checar o odômetro de seu carro e se certificar que está parado em um número 3. É uma tortura para ela, mas ao mesmo tempo vemos como ela é uma garota forte que não deixa que isso a impeça de viver.

O sistema de apoio de Sam é fundamental durante a história, começando por sua mãe que a apoia incondicionalmente. Ela consegue tirar Sam das crises mais profundas e lhe guiar pela escuridão que sua vida toma em determinados momentos. Sam também tem uma psiquiatra excelente. Sue, é um exemplo de profissional. Ela ajuda Sam sem lhe obrigar a fazer coisas que ela não se sente confortável. Sue, com delicadeza mostra pra Sam o quão tóxicas suas amizades se tornaram em sua vida e como isso está lhe fazendo mal. Aos poucos Sam vai ganhando confiança e força para se tornar a pessoa que ela é realmente. E a jornada dela é algo lindo de se ver.

O livro sutilmente vai construindo algo na vida de Sam que é bem inesperado. A autora vai deixando pistas para o leitor durante a história, e se você não tiver atento nem vai perceber. Quando eu li, fiquei por vários momentos me questionando se estava imaginando coisas ou se aquilo era o que eu estava pensando. Senti muito medo pela Sam em algumas partes e senti muito orgulho dela em vários outros momentos.

Vale ressaltar que mesmo o livro sendo jovem adulto, a autora não trata o leitor como criança. Ela não blinda ninguém da realidade das doenças mentais e isso torna a leitura algo para se fazer com bastante calma e com a mente tranquila. 


A jornada de Sam é realmente uma de minhas histórias favoritas, e vou parando o post por aqui porque quero que vocês tenham a mesma experiência que eu tive durante a leitura e que se surpreendam com as reviravoltas na vida de nossa protagonista que é uma jovem que só deseja ser uma garota normal.
AVALIAÇÃO
⭐⭐⭐⭐⭐ ❤️ (5 Estrelas - Favoritado)
ONDE COMPRAR
ONDE MARCAR SUAS LEITURAS
GOODREADS (VERSÃO EM INGLÊS e VERSÃO EM PORTUGUÊS)
SKOOB (VERSÃO EM INGLÊS e VERSÃO EM PORTUGUÊS)

Um grande beijo para todos e boa leitura ~ ❤️

Nenhum comentário:

Postar um comentário